Seis brincadeiras com papel e lápis para brincar com as crianças

Atualizado: 8 de nov. de 2021

Atividades com papel são muito boas para o desenvolvimento cognitivo dos pequeninos, reforçam os laços familiares e além de tudo isso, é super barato.

brincadeira com papel

Crianças possuem muita energia e gostam de brincar o tempo todo, porém, mesmo com o baú cheio de brinquedos, às vezes você se depara com os pequeninos entediados e chorosos, acontece que a empolgação com o brinquedinho novo logo passa, e o brinquedo será sempre aquele mesmo brinquedo.


Outro fato é que as crianças possuem um instinto investigador e exploratório, gostam de se divertir, mas gostam mais ainda de novidades, trocando facilmente qualquer brinquedo caro por uns 10 minutinhos com um pacote de farinha nas mãos pra fazer o que quiser, simplesmente porque isso sim seria uma novidade pra ela e uma experiência incrível.


Cuidados necessários

Você não precisa ir muito longe para proporcionar ao seu pequenino uma boa experiência, nem tampouco gastar um rio de dinheiro, basta uma simples brincadeira com papel e lápis, podendo ser, lápis de cor, caneta, tomando sempre o cuidado para que ele não se machuque, para evitar o risco de sufocamento, lembre-se sempre de retirar as tampas e evite usar o giz de cera, para que a criança não engula algum pedacinho que porventura tenha quebrado sem que você tenha percebido.


Faixa etária indicada

As brincadeiras neste artigo são indicadas para todas as crianças que já dominam um pouco a fala e já possuem um pouco de coordenação motora, pois estas brincadeiras, além de proporcionar à elas um excelente programa doméstico e afetuoso com seus genitores, irá ajudá-la a desenvolver todos estes sentidos mais rapidamente.


Não seja um insensível!

Todos nós sabemos que crianças não sabem desenhar objetos com perfeição e nem sequer próximo disso, - apesar de há muitos adultos que também não conseguem - mas quando estiver brincando com seus filhinhos você não precisa demonstrar isso pra ele, pelo contrário, haja como se ele tivesse feito uma obra de arte perfeita, sua reação aos rabiscos dele no papel farão toda a diferença.


Seis brincadeiras com papel

1. Adivinhe o que é:

Nesta brincadeira você deverá pensar em um desenho qualquer e pedir ao seu filhinho que tente adivinhar o que é que você está desenhando no papel, não precisa fazer o grande ocupando dota a folha, faça-o pequeno para aproveitar mais o papel e, acertando ele ou não, fazer outros desenhos posteriormente pra que ele siga tentando adivinhar, no exemplo abaixo eu pretendo desenhar um carro, a ideia é a criança adivinhar antes que você termine.

brincadeira com papel

2. Use a imaginação:

A ideia agora é que você faça qualquer tipo de rabisco no papel e em seguida peça ao seu filhinho que conclua o desenho a partir do rabisco que você fez, você pode por exemplo fazer um círculo, seu filho poderia hipoteticamente concluir o desenho fazendo o rosto de uma pessoa da família como no exemplo abaixo.

brincadeira com papel


3. Homeschooling

Você pode também aproveitar o momento para ensinar para o seu filho letrinha e números do alfabeto escrevendo no papel enquanto ele se diverte aprendendo ao mesmo tempo em que brinca com você, não se engane, crianças estão com os neurônios a todo vapor e em formação e conseguem aprender facilmente, todo o Brasil conhece por exemplo a história da pequenina Alice, que com apenas dois anos de idade, fala palavras difíceis como gente grande, e leva o aprendizado com uma brincadeira normal como qualquer outra.


Isto é o que chamamos de Homeschooling, ou seja, o ato de ensinar educação aos filhos dentro de casa.

brincadeira com papel


4. Faça igual:

Aqui a ideia é mostrar algum objeto ou desenho para a criança e pedir para que ela faça um igual, mas tente não dar a ela uma tarefa muito difícil como exigir que ela desenhe um anime ou coisas do tipo, opte por coisas mais fácil, afinal, ela está apenas começando a desenvolver a cognição, você pode por exemplo pegar uma caneca, um livro, um relógio ou outros.

Você perceberá que obviamente, o desenho não ficará perfeito, porém é uma ótima brincadeira para aguçar a coordenação motora, uma vez que o pequenino irá tentar ao máximo controlar as curvas que faz com o lápis no papel para que seu desenho se aproxime o máximo do objeto que está servindo de inspiração.

brincadeira com papel

5. Faça qualquer coisa:

Aqui a ideia é dar ao pequenino uma oportunidade de ele colocar pra fora sua criatividade, esta brincadeira fica ainda mais interessante para o pequenino se for realizada com lápis de cor ou canetinha, mas não se esqueça de retirar sempre as tampas. Peça a ele que faça qualquer desenho no papel e no final te diga que desenho ele fez.

brincadeira com papel

6. Brincando com as cores:

Para esta brincadeira iremos precisar de canetinhas ou lápis de cor, desenhe em uma folha de papel um desenho qualquer com lápis ou canetinha pretos, em seguida peça seu pequenino para colorir, procure desenhar coisas não muito complicadas como frutas, animais, carros, etc. Esta também é uma ótima brincadeira e é uma das mais preferidas das crianças quando o assunto é brincadeira com papel.

brincadeira com papel


Gostou do artigo? Não se esqueça de deixar seu comentário e compartilhar com aquele amigo ou amiga que precisa deste conteúdo, ah! E não deixe de assinar nossa newslatter pra que possamos te avisar sempre que tivermos mais novidades.

19 visualizações0 comentário