Como fazer uma resenha de filme em 10 passos

Atualizado: 8 de nov. de 2021

Fazer uma resenha de um filme demonstra capacidade de raciocínio crítico e nesse artigo você terá dicas importantes para conseguir isso.


Como fazer uma resenha de um filme
Como fazer uma resenha de um filme

É fundamental sabermos redigir uma resenha de filme de forma técnica e concisa, que consiga remeter o leitor a compreender todas as peculiaridades da obra, em relação à aplicabilidade, uma resenha de filme é muito usada em Blogs pessoais ou onde publicamos como convidados, há também a implementação deste tipo de resenha em trabalhos escolares.


Se você tem alguma dificuldade em redigir uma boa resenha de filmes, não se preocupe, é algo muito tranquilo de se fazer, e nós vamos te dar neste artigo 10 passos para fazer uma resenha de filmes que vão fazer com que você vire um expert no assunto.



1. Assista ao filme mais de uma vez.

Como fazer uma resenha de um filme

É muito importante que ter a compreensão de que você têm que assistir ao filme mais de uma vez para que consiga elencar aspectos diferentes, nos quais você irá prestar atenção à cada vez que assistir para alimentar seu esboço, assistindo uma única vez irá comprometer a qualidade que deve te uma boa resenha de um filme.


Neste caso, para uma resenha perfeita você poderia por exemplo assistir ao filme duas vezes e, na primeira poderia focar na atuação e enredo, enquanto na segunda focaria nos efeitos especiais e outros pontos importantes, desta forma você seria capaz de criar uma resenha muito bem apurada.


Não há um número pré-estabelecido de vezes que você deve assistir ao filme objeto da sua resenha, mas na hipótese de termos que falar sobre um número ideal, uma boa prática seria assistir uma primeira vez sem anotar nada, somente à título reconhecimento e no mínimo mais umas duas vezes anotando pontos pré determinados conforme foi abordado neste primeiro tópico.



2. Anote os pontos importantes.

Como fazer uma resenha de filme

É imprescindível que após assistir ao filme uma primeira vez a fim de se familiarizar com ele, ao assisti-lo mais vezes para a construção da resenha, pause-o nos pontos que julgar importante para realizar anotações pertinentes ao que pretende observar, não hesite é voltar o filme caso tenha dúvida ou caso queira complementar algum assunto abordado.



3. Pesquise sobre os atores.

Como fazer uma resenha de filme

É muito importante que você realize uma pesquisa sobre o elenco, tanto sobre os atores consagrados quanto sobre os atores em ascensão, não é uma tarefa nem um pouco complicada, basta uma rápida pesquisa no Google e você encontrará vários tipos de informações como quantos óscars ganhos, quais revistas o enaltece, popularidade, etc.


Cumpre salientar que um trecho de sua resenha dedicado ao elenco bem escrito e fundamentado, além de ser imprescindível e enriquecedor à mesma, terá um efeito muito positivo na outra ponta para os leitores que terão acesso à ela, isso porque há sempre aquelas pessoas que têm preferências maiores por determinados personagens em detrimento de outros, enquanto com outras o efeito é o contrário, mas fato é que expondo o elenco e os pontos importante pesquisados sobre eles logo no início da sua resenha irá garantir a atenção de grande parte do público-alvo até o fim.



4. Conheça os leitores.

Como fazer uma resenha de um  filme

Você deve saber qual é o público-alvo, crianças, adolescentes, adultos, etc. Conhecê-lo pode te ajudar a desenvolver uma abordagem específica e adequada, resultando em uma maior retenção e satisfação do leitor.



5. Convença seus leitores.

Como fazer uma resenha de um  filme

No desenvolver de sua resenha não pode haver nenhum resquício de dúvidas e, caso haja, é sinal de que você não assistiu ao filme um número de vezes suficiente, demonstrar dúvida ao leitor em sua resenha coloca em cheque sua credibilidade e pode fazer com que ele abandone a leitura antes mesmo de terminar, é extremamente importante que você tenha firmeza em qualquer pontuação que fizer.



6. Enalteça os pontos fortes do filme.

Como fazer uma resenha de um  filme

Faça questão de dar ênfase aos pontos fortes do filme como dramatização, efeitos especiais, atuação de determinados atores em específicos, você deve caprichar nestes detalhes, você deve sempre ter em mente que o seu público-alvo não viu o filme ainda e muito provavelmente viram apenas o trailer, que é onde e os pontos fortes de um filme aparecer previamente.


Os pontos fortes do filme relatados em sua resenha são como um trailer um pouco maior, logo você deve dar ao leitor aquilo que ele procura, saber se o filme é bom o bastante pra que ele gaste pouco mais de uma hora assistindo, ou saber se o filme é tão bom assim como o anunciado nos trailers, mas por questão de coerência, pesquise se o filme já tenha sido premiado, se sim, procure não deixar nenhum ponto forte destacado pelo evento de fora da sua resenha.



7. Não conte todo o filme.


Nunca se esqueça de que você está fazendo uma resenha de um filme, que algo que visa dar alguns detalhes técnicos ao leitor para que o mesmo poça então decidir se assiste ou não à produção, logo, tome o cuidado de não contar o filme todo pra ele, é algo muito desagradável e vai ter um efeito contrário ao que você pretende com a sua resenha, ter tanto trabalho redigindo o conteúdo pra no final irritar o leitor ao invés de ter seu trabalho reconhecido e elogiado por ele.



8. Fale sobre os demais profissionais envolvidos.

Como fazer uma resenha de um  filme

Quer enriquecer a sua resenha e impactar os leitores? Então dê os devidos créditos aos profissionais dos bastidores, aqueles que não aparecem, novamente afirmo que não é tão difícil encontrar informações a respeito, basca efetuar uma busca no Google que você encontrará muita informação.


Há pontos que ganham grande atenção e destaque, o que não seria possível sem estes profissionais, um exemplo disso são alguns dos filmes da Marvel Studios como Os vingadores: Guerra Infinita, onde parte do elenco recebe uma transformação impecavelmente incrível graças ao trabalho da renomada figurinista Judianna Makovsky, indicada por 3 vezes ao óscar por seu excelente trabalho.





9. Não escreva em primeira pessoa.

Como fazer uma resenha de um  filme

Definitivamente não apareça, faça sua resenha em terceira pessoa, utilizar a primeira pessoa irá empobrecer seu texto.




10. Faça uma revisão de toda a resenha.

Após ter terminado a resenha, revise todo o conteúdo com cuidado para corrigir erros de digitação, ortografia, ou mesmo para complementar ou retirar algo caso seja necessário, tenha em mente que não adianta ter seguido todos estes passos e redigir um excelente documento pra no final, entregá-lo ao destinatário recheado de gerundismo, erros de digitação e etc.

Como fazer uma resenha de um  filme


Conclusão

Como você pôde ver, não é nada difícil fazer uma resenha de um filme que seja rica e técnica, o que você não pode abrir mão é da paciência em assistir ao filme mais de uma vez, pausá-lo e retroceder alguns trechos quantas vezes forem necessárias para enriquecer o seu esboço, esta é a parte que te tomará um pouco mais de energia, o resto é detalhe.


Gostou do artigo? Peço que por gentileza assine nossa newsletter, assim você receberá em primeira mão nossas próximas publicações assim que elas forem publicadas, curta este post clicando no coraçãozinho aí embaixo, assim vamos saber se você gostou, compartilhe com aquele amigo ou amiga que está precisando deste conteúdo e não esqueça de deixar seu comentário.

27 visualizações0 comentário