Como limpar o sofá em casa de maneira rápida e fácil

Atualizado: 31 de out. de 2021

Couro ou tecido, não importa! Aprenda como limpar sofá em casa e ficar livre dos ácaros.

Como limpar sofá em casa
Como limpar sofá em casa

É imperceptível como a sujeira vai, com o passar do tempo, impregnando no sofá, seja ele de couro, tecido ou camurça, e isto além de ser muito incômodo e desagradável, pode acarretar uma série de complicações respiratórias por conta do ácaro e da poeira, mas neste artigo iremos te alertar sobre os risco da sujeira do sofá para a sua saúde e vamos te ensinar como limpar sofá em casa com produtos simples e baratos que você tem aí na sua cozinha ou dispensa.


Maior causas da sujeira no sofá

É importante aprender maneira sobre como limpar sofá em casa, mas é importante também entender sobre as causas da sujeira para então poder preveni-las e, além de mantê-lo limpo por mais tempo, ter-se menos trabalho ao limpá-lo novamente.




Bom, a maior causa daquela sujeira escura e com aspecto de cera é o sebo de nossa pele, isso não somente suja o sofá, como também causa mau odor e atrai milhares de ácaro que vão em busca justamente deste acúmulo seboso de suor e pele morta pra se alimentar e se proliferar e com isso, causar a você e todos os que moram no mesmo ambiente uma série de complicações respiratórias como por exemplo alergias, dentre elas, a rinite. Aprender como limpar sofá em casa você mesmo(a), além de economizar uma grana, previne estes males.


Os terríveis ácaros

Caso não saiba, ácaros são criaturas microscópicas, mais precisamente insetos da família dos aracnídeos que medem cerca de 0,50mm ou mais, gostam de ambientes sujos e onde temos contato com a pele como o sofá por exemplo, se alimentam de suor e pele morta principalmente e entram em nosso sistema respiratório quando respiramos, podendo causar uma série de doenças respiratórias como rinite, asma e dermatite.


Créditos da imagem: Montreal indústria

Como limpar sofá em casa

Sofás de tecido:

Sofás de tecido merecem uma atenção especial, um maior tempo de limpeza e com maior periodicidade, uma vez que o tecido recebe e retém poeira e microrganismos com mais facilidade e têm a capacidade de reter e armazenar líquidos e suor entre suas fibras, contribuindo de maneira muito superior aos outros tipos de sofás com a proliferação dos ácaros.

Para a limpeza destes tipos de sofá, misture em um balde com água morna, vinagre e bicarbonato, após misturar, embebede um pedaço de toalha que não esteja usando ou uma esponja e limpe toda a superfície, esfregando-a com movimentos circulares, mas atenção! o pedaço de toalha ou a esponja não podem estar encharcados.


Sofás de couro e courino:

Os sofás de couro e courino são muito mais fáceis de limpar em relação aos outros tipos de sofás , porém, assim como no caso dos sofás de tecido, você deve tomar cuidado para não encharcar o pano que vai usar pra limpar. Para a limpeza, utilize apenas um pano de algodão seco e para a solução, coloque em um balde, água morna e detergente neutro.


Após a limpeza do seu sofá, evite assentar-se nele até que ele esteja totalmente seco, abra as janelas da casa para que o ar entre e o ambiente fique bem arejado, isso ajudará a secá-lo mais rápido, caso tenha alguma fonte de luz solar fácil próximo do sofá ou disponibilidade de deixá-lo exposto ao sol, faça isso, irá secar mais rápido e matar aqueles poucos ácaros que por ventura tiverem escapado da limpeza.


Gostou do artigo, curta, comente e compartilhe com aquela amiga pra que ela também aprenda a como limpar o sofá em casa.



48 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo